Páginas

sábado, 7 de abril de 2012

Liturgia da Paixão e Morte de Jesus Cristo

As atividades da Semana Santa na paróquia do bem-aventurado Beato Ambrósio Francisco Ferro continuam a acontecer. Após a missa do lava-pés, procedeu-se a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento. A cada hora, um movimento ou pastoral da paróquia estava conduzindo a adoração, encerrada às 15h desta sexta-feira, seis de abril.

Às 17h, teve início a celebração da Liturgia da Paixão e Morte de Jesus Cristo, cujos ritos são divididos em três partes, a saber: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão. Nesta celebração não há consagração do Corpo de Cristo e são comungadas as hóstias consagradas na Missa do Lava-pés, realizada na noite da quinta-feira.

Durante a Liturgia da Paixão e Morte de Jesus Cristo, foi narrada a Paixão de Jesus Cristo, com a participação de toda a assembléia, seguida de Adoração da Santa Cruz, quando a comunidade pode exaltar Santo Lenho, cantando "Fiel Madeiro da Santa Cruz, ó Árvore sem igual!". Em seguida, foi realizada a comunhão e o beijo da cruz, quando os fiéis, em ato de respeito pelo madeiro que sustentou Jesus no ato de crucificação, beijam a cruz com Jesus Cristo crucificado. Após o beijo da Cruz, os fiéis da comunidade realizaram a Via Sacra, saindo da Igreja Matriz, com destino ao Centro de Evangelização da Comunidade Shalom, percorrendo as ruas Miramangue, Monte Rey, Agrestina e Santo Onofre, promovendo as 14 paradas da caminhada, representando 14 importantes momentos do caminho de Cristo ao Calvário.

Durante o sábado, "a Igreja Católica é convidada a ficar em silêncio", lembra padre Valdemar, pároco do beato Ambrósio Francisco Ferro. Neste dia, as igrejas ficam fechadas em luto pela morte de Jesus, sendo reabertas para a celebração da Vigília Pascal, quando se comemora a ressurreição do Cordeiro. Na paróquia do bairro Planalto, a celebração será realizada às 20h, deste sábado, sete de abril.

As fotos desta celebração podem ser conferidas na página da Paróquia no Facebook. Para acessar, clique aqui.

Nenhum comentário: